quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Porque sou a favor da PLC 122/06 ( by Otavio Zini)

O reconhecimento dos direitos consensualizados como direito de todos, também chamados direitos humanos, advém do não respeito destes por parte do todo, me espanta alguém dizer eu sou contra, me remete à época da tentativa de aprovação de uma legislação que punisse os crimes de discriminação relativos a etnias, também chamado racismo, na época discutia-se o cerceio dos direitos de livre expressão, do cerceio de ter-se uma opinião, lembro bem quando diziam "quer dizer que agora eu tenho de gostar de negro ou vou preso? e meu direito de expressão porque não posso dizer que preto fede se ele fede mesmo?" isso era muito comum na época, hoje ninguém acha isso normal, não que o pensamento de certas pessoas tenha mudado, apenas ficou no fôro intimo das opniões, estas ja não acabam incitando episódios de violência gratuita, ou quando geram essa incitação tem uma resposta legal, na ocasião da discussão sobre a lei do racismo se dizia: "para que mais uma lei? na constituição não ja esta escrito que todos somos iguais perante a lei? querem abarrotar a constituição com mais leis que ja estão la!" pergunto a qualquer um, o preconceito etnico acabou? a resposta inevitavelmente será não, mas caso mudemos a pergunta para a violência etnica reduziu? a resposta será sim, além de reduzida quando ocorre podemos combate-la de forma mais eficiente, claro que isso não ocorreu no dia seguinte a promulgação da chamada Lei do Racismo, mas a cada dia vemos menos casos explícitos de intolerância, alguns que não eram nem percebidos, salvo pelos alvos diretos, basta analizar os programas de humor anteriores à lei e atualmente, não se vê mais piadinhas que coloquem as etnias não dominantes como sub espécies, mas isso realmente influencia a alguem? a única resposta é sim influencia, comentários que dininuem a auto-estima de uma pessoa causam danos psicológicos, fisicos e sociais por vezes irreparáveis, por esses motivos quando disserem: "sou contra a PL122/06 porque ja tem lei demais." lembrem-se do passado e reflitam um pouco antes de ficar reproduzindo um discurso impensado, apenas ouvido.
Esteja aberto a ouvir qualquer argumentação, mas antes de reproduzi-la, analise-a bem, não so na atualidade mas compare com situações ja passada na humanidade...
pense sempre.....

Um comentário:

  1. Realmente, sempre é bom lembrarmos como era no passado, com relação a@s negr@s e ao racismo e ver que é exatamente igual ao o que ocorre hoje, com @s LGBT's e tantos estigmas e preconceitos. Como o Brasil caminha rapidamente peara uma ditadura evangélica fundamentalista, penso que urge a aprovação de uma PL122 abrangente e forte, que efetivamente criminalize a homofobia. Leis abrem portas e caminhos para a Educação e ajudam a criar uma nova cultura, mais voltada aos Direitos Humanos!
    Obrigado pelo importante texto!
    Ricardo Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir